A Intel revelou seus planos para construir uma enorme instalação de semicondutores em Ohio para a Revista Time – uma que o CEO da empresa, Pat Gelsinger, espera que se torne “o maior local de fabricação de chips do planeta”. A empresa está destinando US$ 20 bilhões para construir o local em um terreno de 1.000 hectares em New Albany, localizado nos arredores de Columbus, Ohio.
Os planos iniciais da Intel incluem a construção de duas fábricas de semicondutores na propriedade que empregariam 3.000 pessoas. A construção no local está programada para começar este ano, e a Intel espera que as fábricas estejam operacionais até 2025.
O que diz o governo americano ?
Um relatório da Bloomberg no final de 2021 afirmou que a Casa Branca “mandou recado” para que a Intel não aumente a produção de chips na China. O governo tem pressionado para que as empresas fabriquem chips nos EUA para atender à atual escassez global. Por sua vez, as empresas têm pressionado o presidente para financiar a pesquisa e a fabricação de semicondutores. Vale a pena notar, no entanto, que, como a construção de novas fábricas leva anos, projetos como esse não poderão ajudar a resolver a escassez da cadeia de suprimentos tão cedo.
A Intel disse que analisou 38 locais diferentes nos EUA para a instalação, mas acabou escolhendo Ohio, por causa de todo o espaço que poderia usar. A empresa não quer construir em lugares onde poderia deslocar moradores, já que foi isso que acabou com os planos da Amazon de construir uma segunda sede em Nova York. Quando as fábricas estiverem prontas, a Intel as usará para fabricar seus próprios chips e chips para clientes sob o Intel Foundry Services. A empresa anunciou seus serviços de fundição quando revelou que está construindo duas fábricas no Arizona, que também custarão à Intel US$ 20 bilhões, em março de 2021.