Parece que a Microsoft anda escondendo o jogo, quer dizer, o novo layout do Gerenciador de Tarefas. Assim como o sistema operacional, o Gerenciador de Tarefas está recebendo um novo design que corresponde à nova linguagem Fluent Design da Microsoft. Parece que a Microsoft escondeu o novo design nas entranhas das versões recentes do Windows 11, mas o estudante de engenharia Gustave Monce, que anteriormente tinha o Windows 11 rodando em um telefone, descobriu o trabalho em andamento e o compartilhou no Discord esta semana.
É possível habilitar o novo Gerenciador de Tarefas nas versões de visualização mais recentes do Windows 11, mas a Microsoft não anunciou oficialmente o redesenho. “Este é um recurso oculto na nova versão”, diz Monce. “Mas tudo está quebrado.” É claramente o início deste novo design, mas já inclui um modo escuro e uma interface que combinam com as grandes mudanças de design no Windows 11 – cantos arredondados, tons pastel e foco na simplificação.
As guias existentes no Gerenciador de Tarefas foram substituídas por uma barra lateral que permite alternar entre as várias seções do aplicativo. O Gerenciador de Tarefas é uma peça fundamental herdada do Windows lançado originalmente no Windows NT 4.0. Ele não teve alterações significativas por quase 10 anos após a última revisão no Windows 8.
A Microsoft está redesenhando gradualmente a maioria das ferramentas do Windows. Um novo aplicativo Media Player está atualmente em teste, e o Windows 11 também está recebendo um aplicativo Bloco de Notas redesenhado com suporte ao modo escuro.