É pessoal, pra quem pensava que a Sony dormia no ponto, parece que não. Bungie, desenvolvedora do Destiny e criadora original de Halo (Isso mesmo, franquia da Microsoft), acaba de ser comprada por US$ 3,6 bilhões pela Sony. A aquisição chega logo após o anúncio da Microsoft de que pretende adquirir a Activision Blizzard em um acordo no valor de US$ 68,7 bilhões. A Bungie “continuará a publicar e desenvolver de forma criativa nossos jogos de forma independente”, escreveu o CEO da Bungie, Pete Parsons, em um post no blog.
“Na SIE, encontramos um parceiro que nos apoia incondicionalmente em tudo o que somos e que deseja acelerar nossa visão de criar entretenimento que abrange gerações, preservando a independência criativa que pulsa no coração da Bungie”, escreve Parsons. “Assim como nós, a SIE acredita que os mundos dos jogos são apenas o começo do que nossos IPs podem se tornar. Juntos, compartilhamos o sonho de criar e promover franquias icônicas que unam amigos em todo o mundo, famílias de gerações e fãs em várias plataformas e meios de entretenimento.”
O que diz a Sony ?
Com a especulação de que a Sony tenha dado um contra golpe na Microsoft após a aquisição da Activision Blizzard a Sony disse: “A Bungie continuará sendo um estúdio e editor multiplataforma e independente, e ficará ao lado dos desenvolvedores da PlayStation Studios da empresa”, através de Jim Ryan, presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment, em um post no PlayStation Blog. “A experiência de classe mundial da Bungie em desenvolvimento multiplataforma e serviços de jogos ao vivo nos ajudará a cumprir nossa visão de expandir o PlayStation para centenas de milhões de jogadores”, disse ele.
Hermen Hulst, chefe da PlayStation Studios, reiterou esse sentimento em um post separado. “A experiência técnica da Bungie, juntamente com seu histórico de construção de comunidades altamente engajadas, a torna uma opção natural para a colaboração com a PlayStation Studios”, disse ela. “Estamos empolgados em fazer planos para compartilhar habilidades e conhecimentos e liberar o potencial de ter as mentes brilhantes da Bungie sob o teto do PlayStation.”
A Bungie está dizendo ao público que seus futuros jogos não se tornarão exclusivos do PlayStation. “Não. Queremos que os mundos que estamos criando se estendam a qualquer lugar onde as pessoas joguem. Continuaremos a ser autopublicados, criativamente independentes e continuaremos a conduzir uma comunidade unificada da Bungie”, escreve a Bungie em um FAQ sobre o acordo.
Parece que a aquisição da Bungie pela Sony é mais um passo na direção de criar uma nova experiência em Multiplayer dentro da companhia, já que os multiplayers da Sony nunca derão certo, como Uncharted e The Last of Us. E você, o que acha ?
Veja o anúncio completo: https://t.co/PLuVn48zdy