O TikTok está começando a testar maneiras de restringir alguns tipos de conteúdo em seu aplicativo em meio a um esforço para reforçar os recursos de segurança para crianças e adolescentes. O trabalho está em estágio inicial, mas a empresa diz que o objetivo é proteger os usuários mais jovens de conteúdo adulto ou outros vídeos potencialmente inapropriados.
O TikTok, como outros aplicativos de mídia social, enfrentou recentemente uma sabatina sobre como ela lida com a segurança do usuário, principalmente para crianças e adolescentes. Em uma audiência no Congresso no outono passado, o vice-presidente de políticas públicas da empresa deu a entender que o aplicativo estava trabalhando em novas maneiras de “aproveitar o conteúdo com base na adequação à idade”. Agora, a empresa compartilhou mais alguns detalhes de como isso pode ser.
O TikTok, que é muito conhecido por seu algoritmo de recomendação assustadoramente preciso, está trabalhando em recursos que seriam capazes de classificar o conteúdo com base na “maturidade do conteúdo e zonas de conforto temáticas”, de acordo com Tracy Elizabeth, líder de política de questões globais do TikTok. “Quando o sistema estiver totalmente lançado, o conteúdo que identificamos como contendo temas abertamente maduros pode ser restrito a adolescentes”, disse ela durante uma entrevista com repórteres. “E para conteúdo com menos temas adulto, os membros da nossa comunidade poderão escolher as zonas de conforto ou maturidade do conteúdo que preferem pular ou optar.”
Elizabeth não detalhou como a empresa estava determinando o nível de maturidade de um vídeo, dizendo que o trabalho estava em uma “fase de inovação”. Mas ela disse que pode eventualmente se assemelhar às classificações usadas para filmes, televisão e videogames. “Sabemos que há conteúdo familiar, conteúdo adolescente, conteúdo adulto”, disse ela. “O que gostaríamos de fazer é… dizer ‘aqui está: você pode escolher por si mesmo qual é a categoria com a qual se sente mais confortável’.” Ela acrescentou que os pais também podem controlar essas preferências para seus filhos por meio do “Família” do TikTok Emparelhamento”.
Tiktok com novos recursos
Separadamente, o TikTok também está trabalhando em um recurso para criadores que permitiria indicar se seus vídeos são destinados a adultos ou usuários mais jovens. Isso pode ajudar a informar ainda mais as recomendações do TikTok para garantir que conteúdo mais adulto fique fora dos feeds de usuários mais jovens.
Embora o TikTok agora esteja executando um pequeno teste das restrições de idade, ainda pode levar algum tempo até que os recursos estejam amplamente disponíveis, e Elizabeth observou que eles ainda estão tomando forma. “Muito disso ainda não decidimos completamente como vamos fazer”, disse ela.
Fora desses recursos, o TikTok também compartilhou um conjunto atualizado de diretrizes da comunidade. Sob as novas regras, o TikTok está dando a sua própria seção a fraudes de suicídio e desafios perigosos, em um esforço para tornar a política mais visível. A empresa também está expandindo o tipo de conteúdo que proíbe sob sua política de transtorno alimentar. As novas regras vão proibir vídeos que promovam “alimentação desordenada”, como contagem extrema de calorias, jejum de curto prazo, excesso de exercícios e outros “sinais pouco reconhecidos de um problema em potencial”.
Por fim, o TikTok também está atualizando suas regras para banir explicitamente “transfobia, racismo ou misoginia, bem como conteúdo que apoie ou promova programas de terapia de conversão”. A empresa diz que já removeu esses tipos de postagens no passado, mas que as regras não foram especificamente descritas em suas diretrizes da comunidade voltadas para o público.